Ensino Fundamental I

Nessa etapa da Educação Básica os educadores, cientes da diversidade de características e necessidades dos educandos buscarão desenvolver a capacidade de aprender, considerando para isso o domínio da leitura, da escrita, do cálculo, a aquisição de conhecimentos gerais e o desenvolvimento de habilidades e competências, preparando-se também para o mundo do trabalho.

Refletir sobre o ambiente natural e social, o sistema político, o desenvolvimento tecnológico, as artes e os valores sólidos para uma sociedade mais justa são objetivos claros da Escola Natividade de Nossa Senhora, enfatizando sempre a importância da ação humana ética.

A parceria com a família e a comunidade é necessidade constantemente ressaltada pela escola, para que a criança e o adolescente vivenciem o valor do diálogo, do respeito e da tolerância.

As crianças que ingressam no Ensino Fundamental, encontram-se em pleno desenvolvimento mental, físico e motor. As funções cognitivas, como pensamento verbal, memória e percepção, estão em fase de estruturação e dependem da articulação com os demais aspectos do desenvolvimento integral da infância. Compreender essas questões que envolvem o desenvolvimento da criança é essencial para não corrermos o risco de querer tratar a criança separando a cabeça do corpo.

O pensamento da criança é peculiar em sua estrutura, composição e modo de funcionamento. Acriança pensa, sente e se expressa com o corpo, com as mãos, por meio das sensações e das linguagens fisionômica, gestual, postural, cinética. Tais linguagens corporais antecedem a linguagem falada e o movimento é o recurso disponível para expressar emoções, sentimentos, pensamentos e para explorar o meio, a realidade.

É necessário considerar, entre muitos aspectos, o desenvolvimento de alguns fatores, como sensibilidade, autonomia, autoestima, raciocínio, socialização, domínio motor, diferentes formas de representação simbólica, entre outros.